especialidades

Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência aplicada ao estudo, diagnóstico funcional, prevenção e tratamento de disfunções de órgãos e sistemas do corpo humano (motor, respiratório e outros). Através de uma avalição funcional e individualizada, o profissional traça um plano terapêutico com objetivo de restabelecer as funções primárias do organismo, sempre respeitando o objetivo individual de cada paciente, sendo ele adulto ou criança.

O desenvolvimento do ser humano tem início no embrião e não se encerra no término do crescimento, ele continua durante toda a vida, à medida que aprendemos e nos adaptamos.

Sendo assim, o fisioterapeuta tem papel fundamental nesse processo porque atua, junto com a família, no processo de aprendizado das habilidades motoras da criança.

A influência do meio ambiente também tem grande importância. Não podemos esperar que a criança adquira certas habilidades apenas em função do seu desenvolvimento neural. A prática e as oportunidades que o meio em que vivem lhe oferecem exercem influência decisiva sobre o desenvolvimento neuromuscular. Qualquer alteração ocorrida no Sistema Nervoso Central de um embrião ou de uma criança em fase de maturação pode acarretar desequilíbrios em suas habilidades motoras de forma irreversível. Sendo assim, se faz necessária a intervenção precoce, a fim de iniciar um plano de atuação multidisciplinar para ajudar esse indivíduo a adquirir habilidades motoras funcionais.

O desafio maior do fisioterapeuta que atua em pediatria é resgatar atividades funcionais em crianças que, por algum motivo, sofreram lesões na fase de maturação neural e, através de atividades lúdicas, ajudá-las a realizar o desenvolvimento de suas capacidades da melhor maneira possível.

Fonoaudiologia

É a ciência que se ocupa da prevenção, habilitação e reabilitação da voz, audição, motricidade oral, leitura e escrita. O fonoaudiólogo trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita e leitura. Pode atuar em parceria com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos. Para exercer a profissão, é exigido registro profissional no Conselho Regional de Fonoaudiologia

ATUAÇÕES:

  • Gagueira;
  • Atraso de linguagem;
  • Desvio fonético fonológico (trocas, omissões e substituições de sons de fala);
  • Distúrbio de leitura e escrita – dislexia;
  • Afasias (dificuldade de compreensão e expressão da fala decorrente de dano neurológico);
  • Deficiência auditiva;
  • Síndromes neurológicas;
  • Paralisia cerebral;
  • Problemas de sucção, mastigação, deglutição (engolir), respiração e fala ou disfagia (dificuldade para engolir);
  • DTM (distúrbio da ATM);
  • Respirador oral (respirar pela boca);
  • Fissuras labiopalatinas;
  • Paralisia facial;
  • Queimaduras de face;
  • Alterações vocais decorrente de nódulos, pólipos, cistos, sulcos, edema de reinke, granuloma, úlcera de contato, refluxo gastresofágico;
  • Paralisia laríngea;
  • Câncer de cabeça e pescoço;
  • Profissionais da voz (professor, cantor, ator, locutor, entre outros);
  • Dificuldade de expressão decorrente de dano neurológico – disartrofonia.

Musicoterapia

Segundo o Psiquiatra e Musicoterapeuta argentino Dr. Rolando Benenzon, “a Musicoterapia é o campo da ciência que estuda o complexo som ser humano-som, para utilizar o movimento, o som e a música, com o objetivo de abrir canais de comunicação, produzir efeitos terapêuticos, psicoprofiláticos e de reabilitação no homem e na sociedade”.

De acordo com Bruscia, no livro “Definindo a Musicoterapia”, a “musicoterapia é um processo sistemático de intervenção em que o terapeuta ajuda o cliente a promover a saúde utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem através delas como forças dinâmicas de mudança”.

O som possui a qualidade de ser não-verbal, mas oferece muitas oportunidades para a expressão verbal, corporal e emocional. Como membro de uma equipe terapêutica, o musicoterapeuta participa da avaliação das necessidades do cliente, da formulação da abordagem e do programa terapêutico, desenvolvendo então atividades sonoras específicas para alcançar os objetivos.

A proposta do desenvolvimento de atividades musicoterápicas, objetiva promover habilidades nas esferas da comunicação e interação, no funcionamento e desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor do indivíduo, bem como contribuir para o processo de humanização e interrelação da equipe de saúde. Não existe restrição em relação ao enquadre de paciente nessa terapia. Todas as pessoas respondem aos estímulos musicais e vibratórios, o que facilita o vínculo e a evolução dos pacientes.

Nutrição

A Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.

Uma dieta equilibrada tanto em quantidade como em qualidade, o organismo adquire energia e nutrientes necessários para o desempenho de suas funções além de um bom estado de saúde físico e mental de cada indivíduo.

Por isso, a intervenção nutricional avalia o indivíduo como um todo, tendo como objetivo uma relação saudável com os alimentos para a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável.

Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. É uma ciência que se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: sua mente, instintos, desejos, emoções, comportamentos e conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo. Por meio de técnicas científicas, a psicologia ajuda as pessoas a viverem melhor. Psicólogos não trabalham para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudar o paciente a se autoconhecer. Procure um psicólogo quando se deparar com problemas e dificuldades que não está conseguindo resolver ou ultrapassar.

Psicomotricidade

“Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas” (Associação Brasileira de Psicomotricidade).

A clínica psicomotora ocupa-se do sujeito que fala através do seu corpo em movimento, suas posturas, seus gestos, seu tônus muscular e seu eixo corporal. Ocupa-se da criança que sofre e fracassa frente ao olhar do outro, ao mover seu corpo e produzir seus gestos de modo instável, ao não dominar seu eixo corporal, desorientar-se no espaço e no tempo e ao não poder armar um ritmo tônico necessário e satisfatório para o desenvolvimento e o desdobramento motor, afetando não só as habilidades da motricidade, mas também os aspectos cognitivos e afetivos. A psicomotricidade situa-se, portanto, numa ponte entre a estrutura psíquica e a estrutura neuromotora, enlaçando e articulando o corpo ao desejo do sujeito.

Eixos da prática clínica:

  • Importância da estruturação subjetiva: a criança como sujeito de desejo;
  • Brincar espontâneo como promotor da saúde mental e do fazer práxico;
  • Relação transferencial terapeuta-paciente;
  • Direção da cura;
  • Transdisciplina.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia busca na psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, antropologia, entre outros saberes, o conhecimento necessário para avaliar e desenvolver o processo de aprendizagem nos indivíduos. O psicopedagogo estuda esses processos em crianças, adolescentes e adultos, identificando as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo e no comportamento do aluno. Este profissional promove intervenções em caso de fracasso ou evasão escolar, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional tem por objetivo promover a saúde, corrigir ou reduzir situações prejudiciais ao indivíduo e reforçar capacidades funcionais, seja nos aspectos físicos, psíquicos ou sociais. Para isso, proporciona habilidades essenciais, tornando o indivíduo, na medida de suas possibilidades, mais aptos, independentes e produtivos na sua vida, considerando a realidade dentro de sua esfera social.
O terapeuta ocupacional cuida das pessoas com problemas que interferem ou limitam a execução das suas atividades diárias (vestir suas próprias roupas, preparar o café da manhã, tomar banho, escovar os dentes, etc), considerando seus desejos, afetos e cultura na busca pela ampliação de seu desempenho ocupacional, sua autonomia, reconstrução do cotidiano e participação social.

O indivíduo precisa de um terapeuta ocupacional em casos de:

– Limitações físicas (dificuldade para engatinhar, sentar, andar, escrever, amarrar sapato, abotoar, desabotoar, falta de coordenação motora, de equilíbrio, etc);
– Limitações cognitivas (dificuldade para aprender, incapacidade de se concentrar e focar na escola, etc);
– Limitações sensoriais (alterações visuais e auditivas, sensibilidade ao toque, etc).

Intervenção precoce baseada no modelo DENVER - ESDM

Somos uma clínica especializada em Intervenção Precoce baseada no Modelo Denver – ESDM para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Na primeira infância a criança tem maior capacidade para desenvolver novas habilidades e competências, fator que explica a importância da Intervenção Precoce, quando há atrasos e déficits no desenvolvimento social, cognitivo e da linguagem.  

A criança com TEA apresenta atrasos significativos nestas áreas. A Intervenção Precoce, baseada no Modelo Denver, potencializa o aprendizado através das relações sociais e o brincar, promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor, de linguagem, comunicação social, afeto e emoções, capacitando a criança para as mais diversas situações sociais futuras.

Prezamos pela qualidade da Intervenção, por isso, nossa equipe é capacitada para oferecer um atendimento personalizado para a criança e dar o suporte necessário para a família.

ABA Terapia

A Clínica Erasmo Neto conta com atendimento multidisciplinar através de profissionais especialistas, formados na Análise do Comportamento Aplicada – ABA. Nosso atendimento é individualizado. O objetivo maior da nossa equipe é  contribuir com o aprendizado de novas habilidades que promoverão  mais independência ao longo da vida de cada cliente. 

ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis –   Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento em sua essência trata-se de uma ciência.  A terapia ABA, proporciona comportamentos socialmente importantes e permite àquele que está no espectro adquirir habilidades aperfeiçoadas, bem como manejar suas limitações, contribuindo, portanto, com seu desenvolvimento.

A intervenção expande a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, através do ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível.

Neuropsicologia

A Clínica Erasmo Neto oferece o serviço de Neuropsicologia, especialidade da psicologia que estuda e compreende como o cérebro influência nas funções e alterações cognitivas, emocionais e comportamentais,

Através de uma investigação clínica busca esclarecer questões sobre os funcionamentos cognitivo, comportamental e emocional de um paciente, utilizando para isso de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica.

Contamos com profissionais qualificados para atuar na avaliação neuropsicológica, que é composta por entrevista de anamnese, na qual serão coletadas informações do desenvolvimento do paciente, aplicações de um conjunto de testes, inventários, escalas e procedimentos padronizados com objetivo final de elaboração do relatório com o  perfil neuropsicológico do paciente.  

Quaisquer dúvidas favor buscar nossos canais de atendimento que estamos à disposição para melhor atende-los.